Páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

Peixe-onça (Stenolicnus Ix) Nova especie de peixe encontrada na Amazônia



Peixe-onça (Stenolicnus Ix)

Stenolicnus Ix é a espécie de peixe mais recente descoberta no Brasil. Ele foi encontrado no igarapé Curuá, no estado do Pará, por pesquisadores do Projeto Calha Norte. Seu corpo é amarelado e apresenta manchas redondinhas, daí veio a inspiração para o nome “Ix”, que era como os Maias chamavam a onça pintada. Até agora, acredita-se que o Stenolicnus Ix tenha preferência por nadar em ambientes arenosos. Mas, medindo apenas dois centímetros, é difícil observá-lo: “É uma espécie difícil de encontrar por ser bem pequeno e quase transparente. Até agora, só conseguimos coletar um indivíduo” explica Wolmar Wosiacki, responsável pelo projeto.


Stenolicnus Ix é da família dos bagres, e foi encontrado quase no fim de uma das sete expedições do Museu Emílio Goeldi em parceria com a Universidade Federal do Pará, o grupo ambientalista Conservação Internacional (CI) na Estação Ecológica Grão Pará e o governo do Estado.

A espécie foi descrita na edição de janeiro da revista especializada Zootaxa Os pesquisadores salientaram a dificuldade em se capturar o peixe, por causa de seu tamanho.
Ele foi literalmente peneirado no igarapé Curuá, um afluente da margem esquerda do rio Amazonas. A região faz parte da reserva ambiental considerada a maior área contígua do mundo totalmente protegida, com seus 4 milhões de hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário