Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Algas peteca, como eliminar


Um dos problemas mais sérios enfrentados por aquaristas do mundo todo é a proliferação da alga peteca. Mas afinal de contas, o que seria esta tal alga?

Algas peteca ou Black Beard Algae - BBA (do inglês) são algas epifíticas, que normalmente se assemelham a pequenos tufos de coloração verde oliva ou quase negro. Outros gêneros desta alga também podem ser encontrados sob diferentes formas e colorações. Contudo, este artigo irá tratar do gênero mais comum em aquários dulcícolas, apesar das técnicas utilizadas para extermínio destas também serem eficientes contra diversas outras.

Elas podem fazer mal?

Ao contrário do que alguns possam imaginar, as algas peteca não fazem mal algum aos peixes. Não são tóxicas se ingeridas e nem liberam toxinas na água. Contudo, uma grande quantidade delas pode acabar asfixiando as plantas do aquário, principalmente plantas que possuem crescimento lento (gêneros CryptocoryneAnubiasMicrossoriumEchinorodus entre outras), levando-as a morte lentamente. Deve-se tomar muito cuidado com estas algas em aquários com muitas plantas como essas. No entanto, apesar do fator estético, uma população controlada de petecas não irá fazer mal ao seu aquário ou aos seus habitantes.

Como elas surgem?

Estas algas podem surgir em seu aquário por diversos fatores. Os mais comuns são: aquisição de plantas e adereços contaminados; deficiência/excesso de elementos químicos presentes na água aliados a alguns outros fatores internos/externos.


Eliminar as algas antes de ela contaminar o aquário
Em primeiro lugar, o aquarista pode e deve evitar a introdução de algas petecas em um aquário. Isso é mais importante se algas petecas forem visíveis na loja aonde compramos peixes e plantas. A contaminação através de plantas é muito provável, mesmo que a alga não seja claramente visível. Nestas situações, uma sugestão é "desinfetar" as plantas para matar as algas.

Também é muito importante evitar usar ou misturar qualquer água proveniente de uma loja ou amigo, o ideal e quarentenar o novo peixe por alguns dias até que seu sistema digestivo esteja limpo.

A remoção de folhas infectadas é uma boa idéia. Em muitos casos retirando algumas folhas mais velhas ajuda a reduzir o choque de ter que replantar.

No caso de plantas de crescimento lento como Anúbias terem sido afetadas, todas as folhas podem estar cobertas e torna-se impraticável remover as partes infectadas

Embora o que estou prestes a sugerir possa parecer um pouco drástico ou potencialmente nocivo, na verdade é muito seguro e muito eficaz, pois evita também a necessidade de remover qualquer folhas: o uso de água sanitária!


Tratar durante 2 a 3 minutos numa solução de 19 partes de água para 1 parte de água sanitária. Você pode usar uma de marca (kboa por exemplo) ou genérica mesmo, desde que ela não possua aromatizantes (limão por exemplo).

Coloque a planta na solução (incluindo uma que é totalmente coberta com algas), e gentilmente mexer a solução para garantir uma boa cobertura.

As plantas de folhas finas são as mais sensíveis e devem ficar no máximo 2 minutos, enquanto que a plantas de folhas grossas, como as anúbias pode podem ficar até 3 minutos.

Em seguida, lave a planta imediatamente em água limpa e corrente. Eu normalmente têm um balde com água limpa pronta, junto com um anticloro daqueles mais baratos, eu tiro a planta da solução e deixo no balde por alguns minutos.

As algas agora estarão mortas, pedaços visíveis podem ser facilmente removidos, esfregando as folhas entre os dedos e as plantas estão agora prontos para ir em seu novo lar..

Algumas plantas mais sensíveis poderão perder algumas folhas, mas quando colocados em um ambiente adequado (boa luz, nutrientes, etc), a planta em breve irá se recuperar rapidamente.

Como um bônus, o tratamento com a solução acima (mas talvez com mais de 3 minutos imersão) irá também eliminar os outros tipos de algas (Pithophora, Cladophora, Oedogonium, etc).

 
Outro tipo de eliminalas é ter ou comprar alguns Flying Fox  (comedor de algas), o único que come algas peteca. 










Fontes: Aqol e Foruns


Abraços...

Maycon Silva...

Nenhum comentário:

Postar um comentário